Tiago, O Justo
Santiago ou Tiago, o Justo (em hebraico, יעקב, Ya’akov; em grego antigo, Iákwßos, Iákōbos, de lá Tiago), morto no martírio em sessenta e dois ou 69 d. C., foi uma figura importante da Idade Apostólica. Seus epítetos mais comuns são Tiago ou Tiago, o irmão do Senhor, e Tiago, o Justo. A maioria está de acordo que não se precisa confundir com Tiago, filho de Zebedeu. Na Bíblia é chamado de Tiago, ou Santiago, derivação de “San Tiago” (Sancti Iacob).
A tradição católica, normalmente, sustenta que esse Tiago deve ser identificado com Tiago, filho de Alfeu, conhecido como Tiago, o Menor. Clemente de Roma (século I), Santiago é conhecido como “bispo dos bispos, que governa Jerusalém, a Santa Assembléia dos Hebreus, e todas as assembléias em todas as partes”. Hegesipo, no quinto livro de seus Comentários, escrevendo sobre isso Santiago, diz que: “Depois dos apóstolos, Tiago, o irmão do Senhor, de sobrenome o Justo, foi nomeado chefe da Igreja em Jerusalém”.
De acordo com Eusébio de Cesareia, Santiago foi nomeado bispo de Jerusalém pelos apóstolos: “Tiago, irmão do Senhor, a quem os apóstolos tinham confiado o assento episcopal em Jerusalém”. Santiago “governou a igreja de Jerusalém 30 anos”. Além de um punhado de fontes nos Evangelhos sinópticos, as fontes principais de sua vida são os Atos dos Apóstolos e as Epístolas paulinas; Eusébio e Jerônimo, que também citam-se os primeiros cronistas cristãos Hegesipo e Epifanio.
Doroteu de Tiro, o Cronicón pascal e Demétrio de Rostov, ele é o primeiro dos Setenta Discípulos apesar de umas referências como a Enciclopédia Católica declara que estas listas são infelizmente inúteis. Jerônimo considera que o termo “irmãos” do Senhor eram primos de Jesus, ampliando, desta forma, a doutrina da virgindade perpétua.
- Cinquenta e sete h. Javi García não entra nos planos de Mancini no Zenit
- O mais lido
- Esposa de aluguel (1991)
- 5 O dever de uma sacerdotisa, e a chamada do tattoo
Ademais, conclui-se que Tiago “o irmão do Senhor” (Gálatas 1:19), sendo assim, é Tiago, filho de Alfeu, um dos 12 apóstolos de Jesus, filho de Maria de Cleofas. Fontes contemporâneas próximas assim como insistem em que Santiago foi assim como um “celibatária perpétuo” desde o ventre, um termo que, segundo Robert Eisenman foi aplicado mais tarde a tua mãe, Maria. E Tiago, filho de Alfeu, quando pregava em Jerusalém, foi apedrejado até a morte pelos judeus, e foi sepultado ali, ao lado do templo.
Tiago, irmão de Jesus, também foi apedrejado até a morte pelos judeus. Com este testemunho de Hipólito há boas razões para supor que Tiago, o filho de Alfeu é a mesma pessoa que Tiago, o irmão de Jesus.
Estas duas obras de Hipólito são frequentemente negligenciadas pelo motivo de os manuscritos foram perdidos ao longo da maioria da idade da igreja e depois foram encontrados na Grécia, no século XIX. Como a maioria dos estudiosos consideram falsos, algumas vezes, são atribuídos a Pseudo-Hipólito. Os dois são incluídos em um apêndice sobre as obras de Hipólito pela coleção volumosa dos Pais da Igreja Primitiva.
Assim, Tiago, o irmão do Senhor seria filho de Alfeu, que é o esposo de Maria, mulher de Cleofas, ou de Maria, esposa de Alfeu. Para o teólogo anglicano J. B. Lightfoot este fragmento citado acima seria errôneo. Jerónimo bem como concluiu que Tiago “o irmão do Senhor” é o mesmo que Tiago, o Menor.
Assim, Jerónimo, conclui-se que Tiago, filho de Zebedeu, Tiago, o Menor, e a Tiago, irmão do Senhor, são uma única e mesma pessoa. “Tiago, o Justo”, e “Santiago de Jerusalém”. Ele algumas vezes é chamado no cristianismo oriental, como “Santiago Adelphotheos” (em grego velho, Iákwßos ο Αδελφόθεος) (Tiago, irmão de Deus). A liturgia cristã mais antiga, a Liturgia de Tiago, utiliza este epíteto. O Novo Testamento menciona incontáveis protagonistas chamados de Santiago. As epístolas paulinas, desde por volta de a sexta década do século I, têm duas passagens que se referem a um Santiago.
Jerusalém no ano setenta d. C. Este conta com 3 menções de Santiago. Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para olhar a Pedro, e fiquei com ele quinze dias; no entanto não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor. Isto que vos escrevo, eis que diante de Deus que não minto.