O Que Gastaram 20 Milhões De Euros Que Custou O Link?
Esses 40 milhões, nove correspondiam à ornamentação das ruas e outros dois milhões foram usados pela decoração de Almudena e o acondicionamento do Pátio do Príncipe, onde teria ambiente o banquete. Precisamente o catering, encarregado dos responsáveis do imediatamente desaparecido Jockey, custou cerca de 250.000 euros, que foram fornecidos pela própria Casa Real, segundo publicou dias depois da extinta revista ‘Tempo’.
Os 20.000 agentes que zelaram desde dias antes pela segurança de convidados e cidadãos foram pro Ministério do Interior um gasto de mais sete milhões de euros, por causa de, além disso, diversos deles receberam dietas e horas extras. E chega uma das figuras mais polêmicas e que deu que discursar anos depois, a da transmissão televisiva.
A em vista disso diretora da RTVE, Carmen Cafarell, deu uma cifra oficial de em torno de 4,5 milhões de euros. Anos depois, José Bono afirmava em seu livro ‘Diário de um ministro’, que havia sido quase o triplo. Uma confusão que se tentou explicar por ambas as partes, alegando que muitas figuras fornecidas ao ex-ministro estavam em euros e novas em pesetas, o que poderia ter levado a erro. Seja como for, não nos resta outra que ficar com a quantidade oficial, que é o que facilitou.
Depois mudou-se pra Vila Médici, na periferia de Roma, onde copiou a sua colecção de escultura clássica. Não apenas estudou os mestres antigos; naquele instante se encontravam ativos em Roma, os grandes pintores do barroco Pietro da Cortona, Andrea Sacchi, Nicolas Poussin, lorrain e Gian Lorenzo Bernini. Não há testemunho vivo de que Velázquez entrar em contato com eles, no entanto há consideráveis indícios de que conheceu em primeira mão as novidades do mundo artístico romano. A assimilação da arte italiana no modo de Velázquez se verifica na forja de Vulcano e A túnica de José, telas pintadas de imediato, por iniciativa própria, sem encargo de por meio.
Na forja de Vulcano, ainda persistem elementos do tempo de sevilha, percebe-se uma ruptura essencial com a tua pintura anterior. Algumas dessas modificações podem ser apreciados no tratamento espacial: a mudança pro plano de fundo é suave e o intervalo entre as figuras é muito medido.
- LIBERTADORES / GRUPO 7
- Vale a pena, que venha -respondeu
- Piano – Nicolau Cristancho “Ladyfish”
- Leonor (1954)
Também nas pinceladas, aplicadas antes em camadas de pintura opaca e de imediato com uma tinta muito clara, de forma que a pincelada é fluida e os toques de luz produzem efeitos surpreendentes entre as áreas iluminadas e as sombras.
Assim, o pintor contemporâneo Jusepe Martínez concluía: “vinho bastante melhorado em relação à perspectiva e a arquitetura se expõe”. Em Roma, pintou assim como 2 pequenos paisagens no jardim da Villa Medici: A entrada para a gruta e O Pavilhão de Cleópatra-Ariadna, todavia não existe acordo entre os historiadores sobre o momento de tua efetivação. De acordo com Pantorba, propôs-se capturar dois cadentes “impressões” da forma como faria Monet dois séculos depois.